top of page

dica de viagem - Istambul

  • Foto do escritor: Sharlene Rocha
    Sharlene Rocha
  • 21 de ago. de 2018
  • 3 min de leitura

Istambul é uma cidade mágica, um verdadeiro caldeirão cultural que pulsa no encontro entre o Oriente e o Ocidente. A principal cidade da Turquia já se chamou Bizâncio e Constantinopla e foi o antigo centro de poder do planeta. Por seu território já passaram romanos e otomanos, árabes e vikings, cristãos e muçulmanos, além de outros povos que deixaram marcas.

Eu fiquei completamente encantada pelas belezas e pelo povo turco, e aqui deixo um pouco do que vivemos por lá, que posso afirma que foram dias incríveis, a Turquia superou minhas expectativas!


A seguir um pouco dos meus dias em Istambul:


O passeio de barco pelo Estreito de Bósforo pode ser feito tanto com a luz do sol ou à luz do luar! É uma das experiências mais inspiradoras em Istambul e uma maneira diferente de desfrutar da cidade por seus caminhos de água. É uma viagem pelo tempo da cidade antiga para a nova, apreciando construções encantadoras, palácios e vilas otomanas que brilham como joias na costa dos dois continentes Oriente e Ocidente!


ree


ree

ree

Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia), com certeza um dos pontos mais famosos e importantes de Istambul. Reconstruída nada menos que três vezes, no mesmo local, a Basílica de Santa Sofia - ou Haghia Sofia, em grego - teve a sua primeira versão erguida pelo imperador Constantinius, em 360 a.C.; o prédio existente atualmente foi erguido a mando do imperador Justiniano (527-565 a.C.).

Primeiro foi uma igreja; depois, uma mesquita; até que, enfim, a basílica se tornou o que é hoje: um importante museu que impressiona por sua arquitetura imponente (com uma belíssima cúpula de 30m de diâmetro, no centro) e pela grande quantidade de riquezas guardadas em seu interior, a exemplo de valiosíssimos mosaicos do período bizantino (um dos maiores orgulhos do imperador Justiniano), vários elementos em mármore (como uma porta e vasos, próximos à entrada).


ree

ree

ree

Grande Bazar


Um enorme labirinto por onde se distribuem mais de 4 mil lojas forma o maior mercado de badulaques de Istambul. Luminárias, narguilés, roupas, joias, tapetes, almofadas, louças, cerâmicas…

Há diversas entradas para adentrar o Grande Bazar. Entre as principais estão o Portão Oruculer (que liga o mercado de tecidos ao de especiarias), o Portão Nuruosmaniye (com acesso ao bonde Cemberlitas, junto à área de ouro e pratas) e o Portão Beyazit (para o Bazar de Livros, próximo à área de couros e pratarias). Bem no centro, no entorno do pátio Iç Bedesten, a parte mais antiga do complexo, fica a área de tapetes e antiguidades.



ree

ree


ree


ree

ree

A Mesquita Azul é a mesquita mais importante de Istambul. Seu nome em turco é Sultanahmed Camiii, Mesquita do Sultão Ahmed, já que foi construída pelo Sultão Ahmed I entre 1609 e 1616. 

A Mesquita Azul conta com seis minaretes, o que, no momento de sua construção, provocou muita polêmica, já que a Meca também tinha seis. Posteriormente, e para acalmar os fiéis, foi construído na Meca um sétimo minarete para estabelecer a diferença.

Interior

Ao entrar na Mesquita Azul se entende o porquê do seu nome: há mais de 20.000 azulejos azuis que adornam a cúpula e a parte superior da mesquita. Todos os azulejos foram levados da cidade de Iznik.

Para entrar na Mesquita Azul, assim como resto das mesquitas da cidade, você deve usar a roupa apropriada e tirar os sapatos antes de entrar. As mulheres devem ter os ombros e os cabelos cobertos.


ree

ree

Palácio de Topkapi

O famoso Museu Palacio de Topkapi é um complexo enorme de edifícios que cobrem 700 mil m2, composto por grandes patios, por uma seção para o harém do sultão e pelo palácio. Como uma cidade dentro da cidade de Istambul, foi fortificado com um muro de 2 km de comprimento do lado do mar que data da época bizantina, enquanto os turcos construíram um outro muro de 1,400 km de longo para o lado do continente ,que faz de fronteira entre o complexo e a cidade. Ele está localizado na área do Cabo do Serralho(Sarayburnu em turco), numa posição estratégica de facil acesso tanto à parte Europeia bem como a parte asiática de Istambul.

Foi construído em 1467 e o sultão Mehmet que havia conquistado em Istambul, usou-a como sua residência em vez de viver no antigo palácio, devido à conveniência de sua localização. No início, Topkapi foi utilizado para assuntos oficiais e eventos enquanto o harém estava no antigo palácio do século 16 dC, quando o sultão mudou também o acompanhou o harém para o novo palácio.


ree

ree

Balat, é um bairro histórico de Istambul, que faz parte do distrito de Fato. Está situado na zona noroeste da margem sul do Corno de ouro.É um bairro tradicionalmente habitado por judeus.


ree

Comentários


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page